Poluição e Desenvolvimento Sustentável

Este é um assunto muito importante. O que eu pretendo, como colaborador deste projeto, é sensibilizar as pessoas para que o planeta fique melhor e não morra por culpa nossa. A escrita é um bocado coloquial e vou tentar resumir tudo o que é necessário para percebermos certas informações sobre a poluição, os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.
Antes de começar, agradeço à editora Leya, por ter excelentes PowerPoint para este assunto.
A poluição é a introdução de energia ou determinadas substâncias nos ecossistemas, afetando-o negativamente. Pode ser antrópica ou natural. Existem vários tipos de poluição: da água, dos solos, atmosférica, radioativa, sonora, luminosa e visual.
Um recurso natural é todo o elemento presente na natureza que é importante ou útil para o ser humano. Como devem saber, existem os recursos renováveis e os recursos não renováveis (estes últimos poluem muito mais o ambiente que os primeiros). Os recursos naturais podem ser: biológicos, geológicos, hídricos, pedológicos e climáticos. Ainda podem ser agrupados de energéticos e não energéticos. Sabem uma coisa interessante? Há uma nova energia renovável: a energia do hidrogénio (não é muito poluente, pois o produto final é o vapor de água). Como é de esperar, a exploração excessiva dos recursos têm consequências negativas (excetuando esta última energia renovável, que ainda está a ser estudada).
O desenvolvimento sustentável é uma espécie de equilíbrio entre os ecossistemas, a sociedade e a economia.
Neste momento, deve estar a pensar: isto é muito chato. Só informação... Bem, para não chatear muito mais os senhores leitores e as senhoras leitoras só vou dar dicas para que todos possam contribuir para isto: reduzir o consumo de produtos, reutilizar o máximo de produtos possíveis e reciclar o plástico, o vidro, o papel, o cartão e as pilhas. Quem agradece não sou eu, mas sim o planeta.
Agradeço o tempo que disponibilizaram para ler isto tudo. Muito obrigado!
Autor: Francisco Tavares Nº7 11ºA