O consumo deve ser um meio e não um fim!

O consumerismo é uma forma de consumir contrária ao consumismo mas não é contra o consumo.
O consumerismo é proveniente de organizações em que se privilegia os direitos do consumidor, algumas destas organizações portuguesas são DECO, ACOP e a ANACOM.
É o ato de consumir de forma responsável, sustentável e criteriosa, consumindo apenas o essencial. Este é um consumo amigo do ambiente, que se preocupa com o desenvolvimento sustentável e com as gerações futuras.
Um exemplo de consumerismo é o consumo de produtos recicláveis.
O consumismo é um consumo irracional, impulsivo, descontrolado, perigoso e sem qualquer tipo de critério. É a compra de bens ou serviços, por vezes supérfluos, de forma compulsiva. O consumismo é a imagem da sociedade de consumo, que se caracteriza por a oferta de bens e serviços ser maior do que a procura, devido à influência do marketing e da publicidade. É caracterizado por ser um consumo em massa (consumo em grandes quantidades) e os produtos normalmente são de curta duração.
Assim, o consumismo não é a melhor forma de estar perante o consumo sustentável.
As decisões de produção e consumo dos agentes económicos têm implicações não só na sua esfera de atividade como também exterior a ela.
Externalidades são os efeitos sociais, económicos e ambientais indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço, que vão afetar o bem-estar dos outros. Se se tratar de uma externalidade positiva o custo social da produção ou do consumo do bem é inferior ao seu custo económico, como por exemplo as energias renováveis que vêm substituir as energias fósseis. Quando se trata de uma externalidade negativa, o custo social da produção ou do consumo do bem é superior ao seu custo económico. É exemplo duma externalidade negativa a poluição provocada pelas fábricas.
Para finalizar
recomendamos a visualização de um vídeo que retrata este tema:

Fontes:
Autores:
- Daniela Carneiro nº2/11C
- Francisca Gomes nº3/11C
- Lívia Marques nº5/11C
- Miriam Pinto nº7/11C